Das linguagens procedimentais às linguagens orientadas para objectos e eventos

O Visual Basic é um software que desenvolvimento que por utilizar o princípio de orientação a objetos diferencia-se de uma linguagem de programação procedimental (como no pascal, c) a execução de uma aplicação inicia-se primeira linha de código e segue um fluxo determinado pelo próprio programa e devido a essa característica o utilizador vesse agarrado á aplicação.

Na programação orientada a eventos ao contrário, as acções de utilizador (denominados eventos) é que determinam o fluxo de execução do programa ou seja, qual o procedimento/rotina será chamado. Isso significa que um programa desenvolvido com base nessa técnica as chamadas das rotinas/procedimento dependem dos eventos que ocorrem, por outras palavras dependem do que o utilizador fará ou não.
Uma grande facilidade do visual basic é o facto de definirmos um evento como sendo uma acção reconhecida por m objecto presente num formulário. Tais objetos do visual basic (botões de comando, caixas de combinação, os próprios formulários, etc..) reconhecem e respondem a um conjunto pré-definido de eventos.

A resposta a um evento é a execução de um evento especial.


Por exemplo, num programa podemos ter um botão (objecto) que quando pressionado (evento) ocasiona o aparecimento de uma mensagem de aviso (evento especial).Tal evento especial chamado também gestor de evento é escrito em visual basic.

Sem comentários:

Enviar um comentário