Desde a década de 1990 o computador tornou-se um instrumento
importante na produção e acabamento de desenhos. Originalmente era usado
principalmente para simular as técnicas e os materiais , mas nos últimos anos
tem sido desenvolvidas linguagens próprias da ilustração em tela. Entre os
programas mais utilizados estão o Corel Draw, Adobe Illustrator, entre outros.
No campo do desenho
técnico, existem diversos aplicativos CAD responsáveis por um considerável
aumento de produtividade e velocidade na produção de desenhos. Existem também
programas mais simples, como a Microsoft Paint, distribuído com o sistema
operacional Microsoft Windows, e que possuem mais um apelo recreativo que efectivamente
produtivo. Os softwares de modelamento 3D, como o 3D Studio Max, o Maya e o
Blender, ainda que não sejam tecnicamente aplicativos voltados à produção de
desenhos, também possuem um papel importante nesta área.
Os softwares de computação gráfica têm evoluído muito rapido.
À medida que os equipamentos de hardware ficam mais eficientes, o nível de
qualidade das imagens estão cada vez melhores. Hoje em dia quase não
distinguimos o que é gráfico computacional e o que é real. O ramo do entretenimento
é um dos que mais se beneficiam com esta evolução. Cada ano que passa vê
efeitos especiais nos filmes, jogos eletrônicos e filmes completamente digitais
cada vez mais realísticos. É quase impossível prever até que ponto esta
tecnologia poderá nos oferecer em criações e realidade.
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